curta.news

Notícias em 1 parágrafo!

Tudo sobre Aliança Global

Lula se encontra com Papa Leão XIV no Vaticano em importante missão

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, será recebido pelo Papa Leão XIV no Vaticano na próxima segunda-feira, 13 de outubro. Lula viaja a Roma para participar da Semana Mundial da Alimentação da FAO e para se reunir sobre a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa lançada em Brasília durante o G20 no ano passado. Durante sua breve estadia, ele também participará da cerimônia de inauguração da sede do secretariado de tal aliança, que visa coordenar programas sociais que podem ser replicados em diversos países ao redor do mundo.

Janja Lula inicia visita oficial à Rússia em clima de comemorações

A primeira-dama Janja Lula da Silva chegou a Moscou no sábado, 3 de maio de 2025, para compromissos oficiais antes da chegada do presidente Lula, que participará das comemorações do 80° aniversário do Dia da Vitória, marcando a vitória da União Soviética sobre a Alemanha Nazista na Segunda Guerra Mundial. Durante sua visita ao Kremlin, a primeira-dama expressou o orgulho do povo russo e destacou a importância da preservação da memória histórica. Janja ainda se reunirá com a comunidade brasileira e promoverá eventos relacionados à educação e à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

Argentina finalmente se junta à aliança contra a fome no G20

Na manhã de 18 de novembro de 2024, a Argentina se juntou oficialmente à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, uma iniciativa destacada pelo presidente Lula durante a cúpula do G20. O país, que até então havia sido o único do fórum a não assinar o documento, enfrentou constrangimento diplomático. Após atrasos na chegada do presidente argentino, Javier Milei, a adesão da Argentina foi confirmada, aumentando para 148 os membros fundadores da aliança. A nova iniciativa visa compromissos para reduzir a fome e a pobreza globalmente, com suporte financeiro de instituições como o BID.

G20 no Rio: 80 países se unem para combater fome e pobreza global

Durante a cúpula do G20 no Rio de Janeiro, mais de 80 países, incluindo Brasil e Estados Unidos, anunciaram a formação da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza. O objetivo é erradicar estes problemas até 2030, com políticas de combate que levarão em conta as especificidades de cada região. A aliança conta com 81 países, nove bancos globais e 31 ONGs, incluindo a FAO e o Unicef. As iniciativas devem ser lideradas a partir do Brasil, que também organizará as primeiras operações da aliança a partir de 2025, sendo essencial o envolvimento das comunidades e governos locais.

Brasil brilha no G20 com destaque global e iniciativas contra a pobreza

O G20, que acontece no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, traz o Brasil para o centro das decisões globais. Liderado pelo presidente Lula, o encontro reúne líderes de nove países e destaca a importância da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, uma proposta brasileira que busca unir iniciativas internacionais. Com uma mesa central de 20 metros e 134 reuniões preparatórias, a pauta abrange desenvolvimento sustentável e reformas internacionais, como na ONU. Este evento, que representa dois terços da população mundial, é um grande marco para a política e a economia mundial.

Quer mais notícias? Cadastre-se para acessar conteúdo personalizado e exclusivo!